sábado, 30 de junho de 2007

Filhos do Kaos





Elenco: Alex Barreto, Alexandre Cruz, Daiane Ellen, Danilo Silva, Eudênia Lima Anjo, Felipe Leão, Fernando Aretlo, Iris Mota, Jamile Nascimento, Janaína Amorim, Jerusa Aulion, Joelma Cajado, Júnior Oliveira, Lucas Couto, Maíra Gothichald, Marcus Vinicius, Petros Santos, Tairine Ramos, Wellington, Willian, Zaira Castro.



A partir de 06 de Julho,
Todas as Sextas, Sábados e Domingos.
ESPAÇO XISTO
(Barris/ Biblioteca Central)


Horário: 20h:00
Ingressos: R$ 10,00 / Meia R$ 5,00





Adaptação da obra Mitologia do Kaos do multifacetado artista Jorge Mautner. Basicamente os romances: Deus da Chuva e da Morte, Kaos e o livro de ensaios e aforismos Fragmentos de Sabonete são a inspiração da adaptação teatral.
O espetáculo tem uma linguagem contemporânea que valoriza o intérprete em cena, sua voz, sua expressão corporal. Um teatro físico que procura dialogar com o público trazê-lo para o fogo vivo da criação poética da cena no tempo presente de sua expressão.
Os personagens são arquétipos: deuses africanos, mitos gregos e afroiorubaianos, pivetes, anjos, artistas como o próprio Mautner, Glauber Rocha, Helio Oiticica e a cantora Maísa que dialogam entre si e com o público, interagindo trazendo o teatro para o centro da arena reaproximando-o de seu público. Reacendendo a chama da criação artística e poética.
O texto fala de personagens que vivem situações limites, estão à beira do abismo, como se estivessem no Juízo Final, no Apocalipse, como define o próprio Mautner. Eles dialogam sobre a vida, expondo seus sonhos, seus desejos de revolução e transformação, suas paixões trágicas, no sentido dionisíaco da palavra e da experiência teatral.
Mautner é um personagem que vagueia durante todo espetáculo pontuando momentos e situações vivenciadas pelos personagens fazendo paralelo com sua obra tanto literária, quanto musical.
O trabalho de interpretação valoriza a intensidade nas expressões de cada ator/criador. Músicas como O VAMPIRO, OUTROS ROMÂNTICOS, COISA ASSASSINA E MARACATU ATÔMICO são cantadas ao vivo acompanhadas de movimentação cênica e com novas leituras.
Cada cena/seqüência do espetáculo é uma experimentação de sons, palavras e corpo, o processo aprofunda a pesquisa cênica em suas possibilidades criativas.
A concepção cênica do espetáculo não utiliza cenário fixo, utiliza elementos cênicos móveis que entram e saem de cena, levados pelos próprios atores.
O espaço cênico valoriza o intérprete/criador ele é a poesia viva e deve preencher cada espaço dando cor, som e movimento.
Mautner é considerado um artista de vanguarda, inovador e atuante, o espetáculo através de sua linguagem procura aproximar o pensamento desse grande artista do público, facilitando o entendimento de sua poética, contudo sem subestimar a capacidade do público pensar e interagir. FILHOS DO KAOS não é um espetáculo com início, meio e fim tradicionais, que segue a linearidade aristotélica de unidade de ação e tempo. É um fluxo de imagens em movimento, como um sonho. As cenas desenrolam-se como partituras do pensamento mautneriano em movimento.




Equipe do Espetáculo






Fábio Viana – diretor e transcriação do texto


Bira Reis – direção musical e pesquisa instrumental


André Augusto – canto e expressão vocal


Evandro Macedo – técnica e expressão corporal


Jocélia Fonseca – interpretação poética de voz e movimento e teatro


Silvana Partucci – designer gráfica


Claudio Vianna – diretor de comunicação integrada


Músicos – Afonso Penna, Jandiara Barreto


Iluminação – Pablo de Paula


Iris Mota - Assistente de Divulgação

Nenhum comentário: