sexta-feira, 8 de junho de 2007

Dercy Gonçalves - Um século depois

(Foto: Dercy Gonçalves se preparando para um século de existência. De acordo o Blog Cacilda, essa banana é para a classe teatral)


(Fontes - FOLHA DA BAHIA - Correio da Bahia - 06/06/2007. Pesquisa e envio: Dulce Valverde)


Dercy Gonçalves: ‘Se deixar, eu faço mais 100 anos!´


São Paulo – No dia 23 de junho de 1907, nascia Dolores Gonçalves Costa, em Santa Maria Madalena, no estado do Rio de Janeiro. Filha de Margarida, lavadeira, e de seu Manoel, alfaiate, a menina fugiu de casa aos 17 anos para se transformar em Dercy Gonçalves, ícone da comédia brasileira. Com 83 anos de carreira, Dercy já passou pelo teatro de revista nas décadas de 30 e 40, pela era do rádio, nos anos 50, e viu surgir a televisão e a internet. O cinema veio um pouco antes. Mesmo assim, Dercy fez história também na sétima arte e participou de mais de 20 longas. Para comemorar tanto o século de existência (apesar de ela afirmar que são 102 anos, já que o pai teria demorado dois anos para registrá-la) quanto a carreira, três festas estão agendadas neste mês. A primeira delas aconteceu no último dia 07, em São Paulo. O coquetel para mais de 700 convidados teve ares hollywoodianos, com trajes de gala e tapete vermelho. A decoração foi feita com rosas vermelhas colombianas, plumas e brilhos. Houve um piano de cauda e um quarteto, que vai apresentar clássicos da MPB. Na hora do Parabéns, um coral de 40 vozes homenageou Dercy – que foi de vermelho. Mesmo a atriz se sentindo mal e tendo que deixar a comemoração, o brilho e a alegria permaneceram. O espetáculo não podia parar.

No Rio de Janeiro, a comemoração, bem menor, acontece no Dia dos Namorados, 12 de junho. Mas a grande celebração será mesmo no dia do aniversário da artista, 23, em sua cidade natal. Na festa, na rua, são esperadas mais de 20 mil pessoas. Além das festas de aniversário, a TV Cultura presta uma homenagem à comediante exibindo filmes com a atriz. O DVD Dercy 100, de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, também será vendido nas festas – por enquanto, não está nas lojas. Além da longevidade, o que chama atenção na senhora franzina é o modo desbocado, sem meias-palavras. Os palavrões são disparados aos montes, sem cerimônia. Apesar do estereótipo de malcriada, quem a conhece garante que Dercy é uma verdadeira lady. “Ela conversa com as pessoas prestando atenção, é carinhosa e não fala um palavrão”, conta a amiga e também atriz Lolita Rodrigues. Em entrevista, a “lady” mais desbocada de que se tem notícia falou sobre seus 100 anos, disse que é uma mulher do século passado e que, se dependesse dela, viveria outros cem anos. Disparando um palavrão a cada duas palavras – às vezes mais –, a comediante mostra que bom humor não tem idade.

(Folhapress)***PERGUNTA - Como é fazer 100 anos?

ERCY GONÇALVES - Não sei, nunca fiz (risos). Ah, sei lá, o pessoal tá fazendo um monte de festas, tem festa para todo lado! Eu acho ótimo, mas não me sinto com 100 anos. Tô com a corda toda, se deixar, eu faço mais 100!

P - E como estão os preparativos para a festa?

DG - Eu não sei bem, mas quem quiser me dar presente que me dê dinheiro, porque é uma coisa que a gente precisa. Aliás, nem precisa dar dinheiro, é só comprar o meu DVD, que custa R$20. Se quiserem me chamar para shows, eu vou. Topo fazer quase qualquer coisa.

P - No domingo, o carro em que você estava sofreu um acidente. Como foi isso?

DG - Furou um pneu, não foi nada. Tá todo mundo louco para me matar (risos)! [No domingo, um carro bateu atrás do veículo onde Dercy estava. O motorista do carro de trás teve ferimentos leves e Dercy saiu ilesa.]

P - Pensando na sua vida, existe alguma coisa que faria diferente?

DG - Não. Não me arrependo de nada, nunca me arrependi. Faria tudo do mesmo jeito. Cheguei aos 100 anos, estou com a cabeça boa e eu não faria nada diferente.

P - O que a idade trouxe de bom?

DG - Ah, muita coisa... hoje eu sou muito mais sábia, a vida ensina muito. Tem coisa que não dá mais para fazer, mas eu não reclamo. Aliás, eu não reclamo de nada, agradeço por estar lúcida e vou tocando a minha vida. A minha relação com a natureza mudou também. Eu respeito muito mais a natureza agora.

P - Como você analisa esse começo de século XXI?

DG - Eu sou uma mulher do século XX, não entendo essa modernidade, não consigo viver no século XXI. É tudo uma bagunça, os jovens de hoje só fazem patifaria. Antes não tinha tanta sacanagem.

P - Como você cuida da saúde?

DG - Eu não cuido. Como de tudo, não faço exercícios nem nada especial. Saio de casa todo dia, vou ao bingo, eles me dão uma cartela lá e eu fico jogando. Às vezes ganho, às vezes perco, mas isso não importa. O que me mantém bem até hoje é a minha cabeça. Se você tem a cabeça boa, não precisa de mais nada.

P - Existe um segredo para se chegar nessa idade?

DG - Olha, eu não sei, mas uma coisa eu aprendi, não guardo mágoa de ninguém. Nem raiva, ódio, saudade ou amor também. Acho que isso é o que me faz viver tanto.


A TV Cultura comemora o centenário de Dercy Gonçalves apresentando o melhor de sua produção no cinema. A mostra-tributo acontece todos os sábados de junho, sempre às 22h40, na programação do Cine Brasil. Em "Minervina vem aí" (1959), próxima exibição, ela interpreta uma empregada doméstica que trabalha desde menina para poderosos fazendeiros no interior de Minas Gerais. Transferida para o Rio de Janeiro, enquanto aguarda uma herança familiar, vai trabalhar na casa de um rico agiota. Logo ele se apaixona e se casa com ela, desprezando muitas outras moças de família. No desenrolar dos fatos, a herança esperada não chega, mas a moça consegue ajeitar-se na vida, diferente de seus parentes, que continuam vivendo na pobreza. Em meio às aventuras e trapalhadas de Minervina, o longa abre espaço para números musicais com Nelson Gonçalves, Jorge Veiga e Trio Irakitan. Além de Dercy, o elenco de "Minervina vem aí" traz também Zezé Macedo, Norma Blum e Humberto Catalano. A programação da TV Cultura em homenagem aos 100 anos de Dercy Gonçalves, comemorados de fato no dia 23, segue com " viúva Valentina" (1960), no dia 16. No longa de Eurides Ramos, com Herval Rossano e Jayme Costa, Dercy é uma costureira pobre e viúva, que recebe de herança ações de uma empresa considerada falida e entra numa confusão danada quando dois executivos a procuram para reaver a papelada. No dia 23, é a vez de "Sonhando com milhões" (1963), outra parceria do diretor Eurides Ramos com Dercy, que tem ainda Odete Lara e Oswaldo Loureiro no elenco. "Se meu dólar falasse" (1970), de Carlos Coimbra, exibido no dia 30, traz Dercy Gonçalves interpretando uma nova rica, que sonha dia e noite em pertencer à alta sociedade e por isso acaba se envolvendo com uma quadrilha de traficantes de tóxico. No elenco, Grande Otelo, David Cardoso e Milton Ribeiro. Além desses longas, Dercy Gonçalves fez outras 20 produções, entre filmes e novelas de televisão ("Deus nos acuda" e "Que rei sou eu?").

Um comentário:

Anônimo disse...

Seasonal Greetings www.blogger.com dudes.

Are you looking to get your Online Store [b]Indexed on top of Bing[/b] search engine? Maybe you are looking to get more unique visitors? We have the perfect deal for you! We offer you an exclusive chance to experiance the knowledge of our [b][url=http://xrumer-blast.com/marketplace/xrumer-products/]Xrumer Services[/url][/b]. [url=http://www.xrumer-blast.com][img]http://xrumer-blast.com/wp-includes/images/smilies/icon_smile.gif[/img][/url]

It is NOT spam! This is a human made message created specifically to demonstrate the strength of our automated software and its potential of getting to wide variety of audience in an effective and time saving manner.

We are a group of veteran [b]Xrumer[/b] and [b]SEO Experts[/b] that provide [b]Affordable, High Quality, [url=http://xrumer-blast.com/marketplace/seo-products/]Search Engine Optimization Service[/url][/b]. Post your message on thousands of forums, message boards, blogs and journals and gain organic traffic in a matter of days! With the help of our [b][url=http://xrumerblast.livejournal.com/]Search Engine Optimization Experts[/url][/b] your [b]Website URL[/b] can appear on [b]1566[/b] forums and journals. Receive almost instant growth of SERPS, Get thousands of quality backlinks directly to your Store without lifting a finger!

Our goal is simple; we want to make you and your website on the top of every search engine so you and your family can enjoy the comfort of steady, automatic income without leaving your home. Trough our [b][url=http://xrumer-blast.com/contact-xrumer-blast-com/]SEO Expert Advice[/url][/b] you will get one of the best support seen in the industry. As part of our [b]Search Engine Optimization Services[/b], we take care of everything for you, from Optimizing your Website for search engines all through ranking your Blog on the first page of your Bing.

For more information regarding [b]Search Engine Optimiztion[/b] and [b]Xrumer Blast Services[/b] check out [b][url=http://xrumerservice.livejournal.com/]SEO Experts[/url][/b]. Our site includes everything you need to order your first [b]Xrumer Blast[/b], you can create the most appropriate message (Project) to suit your Site, send us the information and after the payment clearance we will start working immediatly!

[url=http://xrumer-blast.com/marketplace/][img]http://xrumer-blast.com/wp-content/uploads/Xrumer-Blast-Logo.png[/img][/url]