sábado, 30 de junho de 2007

Data do teste é definida



“Parados no Trampolim”



É uma das peças psicológicas de Avanilton Carneiro. Uma linda história de amor entre dois adolescentes na época da ditadura militar. Ele, um rapaz de origem humilde, militante do movimento estudantil de esquerda. Ela, filha de um comerciante que preferiu a colocar para estudar num colégio público por acreditar no regime militar. Um conflito entre os dois personagens os quais não conseguem se libertar e são vítimas de ambas ditaduras: a da esquerda e a da direita. E o grito de amor fica preso no íntimo de um dos dois. Sobretudo, uma peça paradidática. O público vai se identificar com os personagens justamente por trazer outra temática que quase ninguém escapa: a timidez perante o primeiro amor. Ama mas não sabe o que fazer para conquistar a pessoa amada. Tem mil e um sonhos, mas quando fica frente a frente se emudece.
O professor de história tem um excelente recurso para trabalhar regimes ditatoriais. A psicologia e a psiquiatria vão encontrar grandes exemplos de timidez, inibição, acanhamento e complexo de inferioridade. Será que a ditadura e a censura contêm a expressão do amor no íntimo dos que amam?


O Autor


Avanilton Carneiro é professor, fez Letras Vernáculas, na UESB. Entrou no Grupo Avante Época-Teatro, em 1977, oriundo do Teatro Estudantil e Religioso. Nos anos oitenta fez teatro em Salvador atuando pelo o Grupo Rapsódios onde montou as peças: “O Marido de Conceição Saldanha”, de João Mohana, e “O Mendigo ou o cão morto”, de Bertolt Brecht, ambas sob a direção de Francisco Barreto. Participou também da montagem da peça: “O Evangelho em Couro”, de Paulo Gil Soares. Foi vice-presidente da EMPROARTE, eleito diretor da Federação Baiana de Teatro. Representou a Bahia em quatro congressos nacionais de teatro. Desde 1982, ministra cursos de teatro para o elenco do Grupo Avante Época-Teatro. Experiência que vem produzindo o livro: “Oratória do Ator”, em fase de revisão, com mais de quinhentos exercícios inéditos de teatro, que deve ser publicado em dois volumes. Já dirigiu e atuou em mais de oitenta peças de curta duração como resultado das conclusões dos cursos que orienta e cerca de vinte peças de longa duração. Tem vinte e oito peças escritas. Atualmente desenvolve o romance histórico: “Olhar de Criança”. Foi diretor do “Colégio Estadual Eraldo Tinoco”, do “Colégio da Polícia Militar” e do “Colégio Estadual Nilton Gonçalves”. Assumiu a função de chefe da Divisão de Promoções Culturais, da Prefeitura Municipal. Vide sua biografia completa nesse blog no marcador: “Avanilton Carneiro – Biografia”.


Quem pode fazer o teste?


O teste para a peça: “Parados no Trampolim”, de Avanilton Carneiro, é destinado aos alunos do “Curso de Iniciação ao Teatro”, Centro de Cultura, e “Curso Livre de Teatro”, UESB, ou interessados que comprovem participação em pelo menos duas peças ou apresentem certificados que tenham participado de algum curso de teatro. O Grupo Avante Época-Teatro vem preparando cerca de trinta jovens desde 05 de março para esse teste. A direção não restringe essa ou aquela característica física para ser escolhida, mas exige que os atores tenham entre 14 e 22 anos ou que apresentem aparências de adolescentes. Observa-se que os interessados devem morar em Vitória da Conquista, Bahia.


Onde se inscrever para o teste?


Os alunos dos dois cursos citados já estão de posse do e-mail e senha do Grupo Avante Época-Teatro onde eles já pegaram o trecho da peça a ser trabalhado para o teste. Quem não faz parte dos cursos deve solicitar o trecho para o teste através do e-mail: avanteepoca@yahoo.com.br


Quantos serão selecionados?


Em ambos os casos, os interessados devem fazer suas respectivas inscrições até o dia 20 de julho de 2007. O teste suportará o máximo de vinte inscritos, ou seja: dez homens e dez mulheres. Se ultrapassar esse número, haverá uma pré-seleção feita pela coordenação do Grupo Avante Época-Teatro levando em conta o desempenho dos participantes no curso bem como suas assiduidades às aulas. Para os que não são do curso serão pré-avaliados através do currículo anexado a ficha de inscrição que será enviada junto com o trecho da peça para o teste.
Serão escolhidos dois atores: um homem e uma mulher. O teste é apenas uma das etapas, pois os três primeiros colocados passarão por uma entrevista. A soma dessas duas avaliações escolherá a dupla para os papeis de Amocan e Mitinha. Todos os selecionados para o teste final receberão certificados.


Quais os dias dos ensaios?


Há duas propostas de ensaios. Ambas serão de segunda a sexta, diferenciando no que se refere ao horário o qual poderá ser estipulado ou às 15h:00 ou às 20h:00. O elenco deve ter disponibilidade para viajar aos finais de semana, inclusive a temporada em Salvador será marcada nesse período, bem como haverá ensaios e laboratórios periódicos aos finais de semana.


Forma de ganho


O elenco da peça: “Parados no Trampolim”, de Avanilton Carneiro, será remunerado sob o sistema de percentual sobre a renda líquida da bilheteria com percentagem estipulada em 10% para cada um dos atores. Porém, sendo aprovado o projeto através das leis de incentivo cultural vigente no país e conseguindo patrocínio será estabelecido um valor com base na tabela do SATED além do percentual acordado anteriormente.


Data e local do teste



O teste para escolher o elenco da peça: “Parados no Trampolim”, de Avanilton Carneiro, será no dia 03 de agosto de 2007, sexta-feira, a partir das 20h:00, em local a ser definido entre o Teatro Municipal Carlos Jehovah ou Teatro Glauber Rocha.

Nenhum comentário: