domingo, 20 de maio de 2007

03 - "Colégio Kadija", de Avanilton Carneiro



“Colégio Kadija” - Uma peça em que qualquer semelhança com a realidade será coincidência casual. Exceto... Um retrato vivo, real e autêntico do sistema educacional do país. A realidade do “Colégio Kadija” e a mesma de qualquer escola pública do Brasil. Esteja ela no Nordeste, Sul, Sudoeste, Norte ou Leste. Os noticiários nacionais não deixam o autor mentir. O “Colégio Kadija” é o personagem central da peça. Em torno dele gira professores despreparados, picuinha política partidária, aulas vagas, alto índice de reprovação, tráfico de drogas, prostituição de menores, abuso sexual, roubos, assaltos, crimes, injustiças sociais, fome, miséria, corrupção. Um diretor quer moralizá-lo, mas é rejeitado pelos docentes que queriam apenas um chefe como os anteriores: não davam faltas, não exigiam que os alunos assistissem alunas e não enxergavam as drogas e a prostituição no íntimo do principal personagem: “Colégio Kadija”. Uma peça que nasce como livro de cabeceira de todo ser envolvido com o sistema educacional.

“Colégio Kadija” Estreou em 10 de outubro de 2007, no Teatro Glauber Rocha, UESB, às 20h:30min. Texto e direção de Avanilton Carneiro. Vinte atores que fizeram o Curso: "Oratória do Ator - Módulo I: Desinibir através do teatro", promovido pelo Grupo Avante Época-Teatro, sob a presidência de Célia Santos. O curso, hoje, tem 260 exercícios todos criados ou recriados por Avanilton Carneiro, sob a teoria da: “Dramaturgia Real-ficcionista”, criada por Avanilton Carneiro numa fusão do real com a ficção, cujo livro ainda está inédito.

Alguns dos atores eram bastante experientes, outros subiram num palco pela primeira vez. Após a estréia no Teatro Glauber Rocha - UESB, o espetáculo fez uma temporada no Teatro Municipal Carlos Jehovah.

Faça o pedido da peça através do PagSeguro: 18,00 + 5,00 do envio + 2,60 do AR = 25,60

Nenhum comentário: